Polícia resgata animais supostamente furtados no CCZ de Campinas

Polícia resgata animais supostamente furtados no CCZ de Campinas

O setor de Proteção Animal do 4º DP de Campinas recebeu ontem, 26 de maio, uma denúncia sobre o suposto paradeiro dos animais que foram furtados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na madrugada do dia 25. Segundo as informações, os animais se encontravam no Morro dos Macacos. A equipe do programa Planeta Bicho acompanhou as investigações conduzidas pela Polícia no local.

Ao chegarem no Morro dos Macacos, os policiais observaram uma grande movimentação. Alguns moradores se apressaram para soltar alguns animais no meio do mato para que eles fugissem. A ação intensificou as suspeitas dos investigadores de que aqueles animais eram os mesmos que haviam sido furtados no órgão municipal.

Com objetivo de apurar melhor estes fatos, a delegada responsável pelo setor de Proteção Animal, Rosana Mortari, ordenou a apreensão dos animais. Segundo ela, o CCZ deverá fazer o reconhecimento deles. Caso seja comprovado que os animais são os mesmos que foram furtados, o órgão irá dete-los novamente e a polícia abrirá um inquérito para investigar os responsáveis pelo crime. Se o CCZ não reconhecer aqueles animais como os mesmos que foram furtados, os supostos proprietários poderão reaver os animais no órgão.

PROTESTO

Em protesto pela ausência de um sistema de segurança eficiente, o Sindicato dos Servidores Públicos orientou os funcionários do CCZ de Campinas a não recolherem mais animais de grande porte. Os trabalhadores do local alegam que, além do caso ocorrido na madrugada do dia 25, freqüentemente eles sofrem ameaças por parte dos proprietários dos animais apreendidos.

Para corrigir este problema, o vereador Vicente Carvalho (PV) encaminhou uma indicação à Prefeitura Municipal para que novas formas de vigilância sejam implementadas no local. Junto à indicação, o parlamentar despachou um requerimento solicitando informações sobre como funciona o sistema de segurança atual e como são distribuídos os turnos de trabalho para garantir vigilância de 24 horas.

Confira a cobertura completa deste caso no programa Planeta Bicho, que será veiculado neste sábado, 29 de maio, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.

SAIBA MAIS SOBRE O CASO

Cinco cavalos, um bode, um bezerro e duas cabras foram furtados na madrugada de 25 de maio no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas. Conforme informações divulgadas pela imprensa local, o vigia nega ter observado qualquer movimentação, muito embora um furto como este tenha mobilizado no mínimos três homens com um caminhão, que invadiu o local pelo portão principal.



Traduzir