Planeta Bicho registra o tratamento exemplar que o CCZ de Taubaté oferece aos animais

Planeta Bicho registra o tratamento exemplar que o CCZ de Taubaté oferece aos animais

A vigência do Projeto Melhor Amigo torna o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté o órgão de melhor referência do Estado de São Paulo. Acompanhado pela equipe do programa Planeta Bicho, o deputado Feliciano Filho constatou a qualidade do tratamento oferecidos aos animais, conseqüência do cumprimento da Lei 12.916/08, de autoria do parlamentar.

Além da infra-estrutura adequada para comportar os 450 cães, 100 gatos e 16 cavalos que habitam o local, o CCZ possui amplas salas de cirurgia, onde são realizados os procedimentos de castração. Os veterinários esterilizam também os animais da população de baixa renda em mutirões, que ocorrem de uma a duas vezes por semana.

O Projeto Melhor Amigo, além de contemplar o programa de castração, visa também preparar os animais para a adoção. O CCZ de Taubaté possui um amplo auditório, onde são realizadas palestras que orientam a população sobre a importância da posse responsável.

Com objetivo de aprimorar ainda mais o projeto implementado no local, o deputado Feliciano Filho orientou os responsáveis pelo CCZ sobre a importância da instituição de um programa de identificação dos animais. Feliciano comprometeu-se em apresentar o método de tríplice identificação, denominado CCA (Central de Cadastramento Animal), desenvolvido pela União Protetora dos Animais (UPA). O referido programa consiste em um procedimento com três etapas:

1º – Identificação visual através de tatuagem na barriga;
2º – Inserção de dados em plaqueta metálica na coleira do animal, constando o número de registro e telefone da Central de Cadastramento Animal (CCA);
3º – Os dados do animal e do proprietário são inseridos em um banco de dados único, pois assim que a central for informada de que o animal perdido foi encontrado, entrará em contato imediato com o proprietário.

Confira a história completa da visita a este referencial CCZ no programa Planeta Bicho, que será veiculado neste sábado, 15 de maio, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.



Traduzir