Feliciano resgata vaquinhas sobreviventes do CCZ de Guarulhos

Feliciano resgata vaquinhas sobreviventes do CCZ de Guarulhos

Caros amigos

Vocês se lembram daquelas 24 vacas do CCZ de Guarulhos que estavam prestes a serem mortas? Tudo por conta de um veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de SP que alegou que elas estavam doentes e que haveria a necessidade da realização de um abate sanitário.
Desconfiei da atitude, exigi que se fizessem exames e o resultado saiu como eu previa, ou seja, dos 24 animais, 22 apresentaram resultado negativo. Retiramos 21 animais, pois uma bezerra ficou junto com a mãe e outra vaca cujos exames deram inconclusivos. Nenhum dera positivo.
Após 60 dias, os exames seriam refeitos nesses 3 animais. E assim foi feito. O resultado foi negativo para uma das vacas e para a bezerrinha, mas a mãe da bezerra teve um resultado novamente inconclusivo – nem positivo, nem negativo.
Para nosso espanto, MATARAM a mãe da bezerrinha, sem conversar conosco, pois sabiam que jamais permitiríamos.
Salvo engano – pois agora irei conversar com os maiores especialistas no assunto -, acredito que agiram de forma arbitrária. Não é necessário ser técnico, mas o bom senso indica que, se a filhinha mamou até hoje e não se contaminou com o leite da mãe, somado ao novo resultado inconclusivo, podemos concluir que a vaca foi morta precipitadamente. Com toda a certeza, buscarei a verdade. Até para corrigir possíveis metodologias erradas por parte da da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
Hoje, passei o dia todo em função das duas vaquinhas sobreviventes. Fui cedo ao CCZ de Guarulhos para resgatá-las e levá-las para junto das outras que já havíamos resgatado. Segundo funcionários e o veterinário do órgão, a bezerrinha estava sentindo demais a falta da mãe, pois ainda mamava…
Mas sua tristeza não era só em função disso. Era também carência do amor da mãe. Tanto que, após matarem sua mãe, ela se apegou ainda mais à outra vaca e estavam sempre juntas.
Foi muito bom, agora, já no final do dia, sentir que tanto a vaca adulta está feliz, por reencontrar suas antigas companheiras, mas, principalmente, poder ver a órfãzinha junto dos 3 bezerros que nasceram após o resgate. Nota-se que ela já está se recuperando bem, emocionalmente, por conta do convívio com os outros bezerros e até mamou em outra vaca.

Feliciano Filho



Traduzir