Feliciano registra a condição atual do CCZ de Capivari no Planeta Bicho

Feliciano registra a condição atual do CCZ de Capivari no Planeta Bicho

Dentre os meses de Janeiro e Fevereiro, os assessores do deputado Feliciano Filho estiveram no município de Capivari, onde constataram uma série de irregularidades cometidas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para adequar o local às exigências da Lei 12.916/08, de autoria do parlamentar, os assessores traçaram metas, visando melhorias, junto ao Poder Público. Com objetivo de verificar se o plano estava sendo cumprido, o deputado foi pessoalmente à cidade acompanhado da equipe do programa Planeta Bicho, nesta quarta-feira, 15 de abril.

Feliciano iniciou a visita pelo local mais conflituoso: o freezer. No interior o deputado verificou oito sacolas plásticas contendo animais mortos, sem constar o laudo de óbito de alguns deles.
A veterinária responsável pelo local, Dra. Rebeca Pontes, justificou que o CCZ recolhe animais mortos das ruas e, por isso, não são gerados protocolos de entrada para eles.

Em sequência à visita, Feliciano constatou algumas melhorias. O CCZ implantou o modelo de captura seletiva, sugerido pela assessoria parlamentar. Apenas animais doentes, vítimas de acidentes, mães com filhotes e cães com histórico de mordedura são resgatados. Outro considerável avanço foi a implantação do programa de castração. Segundo a Dra. Rebeca, cerca de 95% dos animais já foram esterilizados.
Feliciano identificou alguns problemas de infra-estrutura e engenharia local. Ele sugeriu a realização de obras para que os animais tenham mais acesso à luz solar, sem contudo, ficarem desprotegidos das chuvas. Além disso, o deputado solicitou a substituição da ração oferecida por uma marca de melhor qualidade, visto que alguns animais estavam demasiadamente magros e com aparência enferma. Outro problema apontado foi a mistura de espécies, pois cães e gatos dividiam o mesmo espaço no CCZ.

Tendo em vista a gravidade da situação local, antes da intervenção da assessoria parlamentar, Feliciano reconheceu que algumas melhorias foram conquistadas. “Antes do nosso plano de metas, animais saudáveis circulavam em corredores que comportavam cadáveres. Os animais estavam se comendo para sobreviver. Atualmente a situação ainda está longe da ideal, mas algumas melhorias foram implementadas. Queremos colocar uma pedra no passado e criar uma atmosfera de cooperação mútua para o futuro”, declara Feliciano.

Confira a história completa no programa Planeta Bicho, que será veiculado neste sábado, 17 de abril, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.



Traduzir