Feliciano realiza palestra sobre proteção animal em Itapeva

Feliciano realiza palestra sobre proteção animal em Itapeva

Após intervir na situação caótica em que se encontrava o Canil Municipal de Itapeva, o deputado Feliciano Filho parte para a etapa de orientação de protetores locais para darem continuidade aos progressos conquistados. Com este objetivo, o parlamentar realizou uma palestra na cidade na última quinta-feira, 25 de março. O evento contou com o apoio e organização da entidade AIPA – Associação Itapevense de Proteção aos Animais. Além de ativistas, a palestra foi direcionada à estudantes do curso de veterinária, bem como profissionais da área e representantes da Administração Pública.

O município de Itapeva havia recebido os assessores do deputado Feliciano entre os meses de Janeiro e Fevereiro. A finalidade das visitas era apurar denúncias de irregularidades cometidas no contra os animais no local. Na ocasião, a assessoria constatou problemas como:

– Captura indiscriminada de animais das ruas;
– Ausência de atendimento veterinário;
– Descuido com as necessidades básicas de alimentação, água e limpeza.

Após a visita da assessoria parlamentar, o canil recebeu uma liminar da promotora de Justiça, que acompanha o caso no Ministério Público. Por exigência judicial ficou determinada a obrigatoriedade imediata de atendimento veterinário no local, bem como a castração e identificação de todos os animais do canil.

Por orientação e intervenção do deputado Feliciano, o canil implementou o modelo de captura seletiva, que inclui apenas animais doentes, vítimas de acidentes e mães com filhotes. Além disso, ficou determinada a parceria com clínicas veterinárias para procedimentos de castração e atendimento. Protetores de animais da cidade também ficaram autorizados a entrar no local.

Durante a palestra realizada na cidade, o parlamentar enfatizou os progressos conquistados, bem como o comprometimento da Prefeitura em contribuir para as melhorias implementadas. Feliciano ressaltou a importância das ONGs trabalharem lado a lado com a Administração Pública, fiscalizando o tratamento dado aos animais e atuando ativamente na conscientização da população local sobre a questão da posse responsável.

Confira a cobertura da palestra no programa Planeta Bicho, que será veiculado no sábado, 17 de abril, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.



Traduzir