Feliciano aprova projeto que protege fauna silvestre dos fios de alta tensão

Feliciano aprova projeto que protege fauna silvestre dos fios de alta tensão

Foi aprovado ontem na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 668/2011, que determina às concessionárias de energia a adoção de medidas que impeçam o acesso de mamíferos silvestres aos fios de alta tensão.

A proposta do Deputado Estadual Feliciano Filho prevê medidas de proteção aos animais, tais como instalação de cones que impeçam o acesso dos animais à rede elétrica, colocação de fios encapados e aumento da distância entre os fios para acabar com o risco de contato. O projeto prevê ainda criação de corredores ecológicos onde houver trânsito desses animais.

Na semana passada, em Campinas, um fêmea de macaco Bugio prenha foi resgatada pós sofrer forte descarga elétrica de um fio descascado. Com mãos e rabo queimados e órgãos internos destruídos, ela não resistiu. O filhote, completamente formado, também morreu.

“Isso é muito comum, principalmente nas zonas rurais,” explica o deputado Feliciano. “Macacos, gambás e até preguiças escalam postes para alcançar os fios e circular pelo que seria o seu habitat natural, hoje em dia muito afetado pelo homem. É dever do Estado defendê-los.”

As concessionárias que não se adaptarem poderão pagar multa de 7 mil reais por poste, que será revertida a entidades de proteção animal estabelecidas no local da infração.



Traduzir