Feliciano acompanha a recuperação da loba guará atropelada em Amparo

Feliciano acompanha a recuperação da loba guará atropelada em Amparo

Uma loba guará, vítima de atropelamento no município de Amparo, teve a pata dianteira fraturada. O animal recebeu os primeiros socorros na cidade, mas por autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi transferido aos cuidados dos especialistas do Bosque dos Jequitibás, em Campinas. O apresentador do Programa Planeta Bicho, Feliciano Filho, foi ao local para acompanhar a recuperação do canídeo.

Os veterinários do Bosque inseriram uma placa para imobilizar a pata lesionada da loba. Em processo de recuperação, ela foi submetida a um exame de ultra-sonografia. Os resultados mostraram que trata-se de um animal jovem, ainda sem histórico reprodutivo e em perfeito estado de saúde. “É um canídeo de extrema importância, que deve ser devolvido ao hábitat natural, assim que recuperado, para que cumpra o ciclo de vida, que inclui a procriação”, declara Feliciano.

O lobo guará é uma das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, segundo o Ibama. A situação é decorrente da diminuição do cerrado e da caça predatória. O órgão será responsável por emitir uma autorização formal liberando a soltura do animal, após concluído o período de reabilitação. As câmeras do Planeta Bicho ficarão atentas para mostrar todas as etapas deste processo.

Por enquanto, confira a história da recuperação da loba no programa que será veiculado neste sábado, 27 de março, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.



Traduzir