Deputado Feliciano reprova projeto de lei de extinção da raça Pitbull

Deputado Feliciano reprova projeto de lei de extinção da raça Pitbull

O deputado estadual Feliciano Filho teve atuação incisiva na reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de SP, que acaba de aprovar parecer contrário ao PL 1110/2007. O projeto pretende proibir, em todo o território do Estado de São Paulo, “a importação, comercialização e a criação de cães da raça Pitbull, bem como das demais raças que resultam do cruzamento do Pitbull, por canis ou isoladamente” e seu objetivo é claro e consta do texto: “O intuito desta lei é erradicar tal raça no Estado de São Paulo.”

Todos os deputados da Comissão votaram contra o projeto.

“É um absurdo,” comentou Feliciano. “Desde que essa lei foi proposta, temos discutido esse assunto na Assembleia. Primeiro na audiência pública ‘Pitbull: vilão ou vítima?’, de 2007, e também no seminário ‘Pitbull: uma visão além do preconceito’, que realizamos em 2009. Nos dois momentos ficou bem claro que o animal é vítima de donos inescrupulosos e sua agressão é provocada pelo modo como é criado.”

No seminário, inclusive, foi entregue a Taz, um Pitbull de 15 anos, uma placa em homenagem aos serviços prestados à sociedade. O cão, que é dócil, ajudava no tratamento de crianças com deficiência cerebral.

O projeto, com parecer pela não-aprovação, segue agora para votação em plenário.



Traduzir