Da tristeza à alegria: Planeta Bicho registra momento de transição no CCZ de Mogi Mirim

Da tristeza à alegria: Planeta Bicho registra momento de transição no CCZ de Mogi Mirim

“Eu me emocionei muito ao visitar o CCZ de Mogi Mirim. Por muitas vezes estive no local e me deparava com olhos tristes de animais que estavam em um verdadeiro corredor da morte. Não havia diálogo com o ex-diretor, que assumia publicamente o extermínio de cães e gatos. Foi com muita luta e articulação que conseguimos, junto aos protetores da cidade, mudar aquela realidade. Entrar no CCZ atualmente e ver os animais felizes e salvos é uma alegria imensurável”. As palavras do deputado Feliciano Filho marcaram a visita realizada no dia 21 de abril ao órgão municipal. Acompanhado da equipe do programa Planeta Bicho, Feliciano registrou as melhorias conquistadas no local, após estabelecida a nova diretoria.

Desde 2001, o CCZ de Mogi Mirim foi alvo de denúncias por parte de entidades de proteção animal atuantes no município. O ex-diretor do órgão, Jessé Corrêa Cortez, assumiu aos veículos de mídia que exterminava os animais através de choques elétricos, mesmo após a promulgação da Lei 12.916/08, de autoria do deputado Feliciano Filho. Vigente há dois anos, a legislação proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos CCZs do Estado de São Paulo para fins de controle populacional.

Após anos de articulação e mobilização das entidades de proteção animal, respaldadas pelo apoio do parlamentar, a municipalidade finalmente ordenou o afastamento de Jessé Corrêa Cortez do CCZ. A nova diretoria, assumida pela veterinária Samantha, já mostra bons resultados. As câmeras do Planeta Bicho registraram o aprimoramento na estrutura organizacional do órgão, fruto da aliança entre funcionários e protetores. “Em pouco mais de 20 dias, o grupo de voluntários Formiguinhas já doou 30 cachorros”, constata Feliciano. Pessoas interessadas em adotar animais no CCZ de Mogi Mirim devem entrar em contato com a ativista Amelinha pelo telefone: (19) 3862-3358. Ou com a protetora Edna pelo celular: (19) 8840-0855.

O deputado Feliciano reforça, porém, que ainda há uma longa trilha a ser traçada para tornar o CCZ de Mogi Mirim um modelo a ser seguido. O órgão ainda carece de programas eficientes de castração e identificação de animais, conforme preconiza a Lei 12.916/08. Visando que a normativa seja cumprida, o parlamentar faz um apelo à Administração Pública para que ofereça insumos que permitam a Dra. Samantha realizar os procedimentos no local.

Confira a história completa no programa Planeta Bicho, que será veiculado neste sábado, 24 de abril, às 13h15, na TVB Campinas. Moradores da Baixada Santista recebem a transmissão do programa às 10 horas, pela TVB local. Assista também pela internet, a partir da semana que vem, no site: www.programaplanetabicho.com.br.



Traduzir