banner site novo
banner site novo
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
DEPA
DEPA
DEPA

publicado em 23 de fevereiro de 2018

Navio NADA chega à Turquia

“O TRÁFICO DE ANIMAIS VIVOS É UMA DAS PRÁTICAS MAIS BRUTAIS DE ESCRAVIDÃO ANIMAL DO SÉCULO 21”

Amigos, toda a mobilização e angústia que passamos aqui no Brasil no início do mês, com a partida do navio NADA, carregado com 25 mil bois, agora está se repetindo na chegada do navio à Turquia. O cheiro forte de estrume já toma a cidade portuária de Mersin, incomodando os moradores, e ativistas protestam contra o comércio de animais vivos e a situação de maus-tratos e sujeira a que os animais estão submetidos. A Ordem dos Advogados de Mersin já abriu uma denúncia e entrou na Justiça para que uma comissão independente consiga entrar no navio para avaliar a situação dos boizinhos, mas ainda não teve sucesso. Ativistas fizeram imagens do navio, mas as grades foram cobertas com lona para que os animais não sejam vistos.

O Comitê de Acompanhamento dos Direitos dos Animais, o grupo ativista vegano Animal Independente, a Animal Rights Watch, deputados de Mersi e ativistas independentes como Zülâl Kalkandelen, a primeira que denunciou a chegada dos navios da morte à Turquia, deram uma entrevista coletiva na manhã de hoje (foto), onde afirmaram que “a política do governo Turco de trazer carne barata por meio do tráfico de animais vivos é uma das práticas mais brutais  de escravidão animal do século 21 e deve ser abolida.”

Segundo os ativistas, a Turquia deve receber este ano quase 1 milhão de animais, que terão seus direitos básicos violados, além de constituir um grave ameaça à saúde pública.  Há relatos de muitas mortes a bordo, animais que teriam ficados dias sem comida e se alimentando de fezes e espumando pela boca, sinal de que já há problemas de saúde entre os bois.

A declaração final dos ativistas é bem contundente e gostaria de colocar aqui na íntegra: “Condenamos todos os países que comercializam animais vivos, especialmente o Brasil, e instamos o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pecuária a parar esse sangrento comércio imediatamente. Se a Turquia não quiser se tornar cúmplice desses crimes contra os animais aos olhos do público, exigimos o respeito ao direito à vida desses seres sensíveis.”

Todo o apoio aos nossos irmãos e irmãs ativistas da Turquia!!

Assine a petição:

http://felicianofilho.com.br/peticoes/naoembarqueanimaisvivos/

Leia na íntegra o PL 31/2018, que visa proibir o embarque de animais vivos em SP:

http://felicianofilho.com.br/leis/projeto-de-lei-que-proibe-no-estado-de-sao-paulo-o-embarque-de-animais-vivos-no-transporte-maritimo-e-fluvial-com-a-finalidade-de-abate-para-o-consumo/

#NãoEmbarqueAnimaisVivos #portovergonha