banner site novo
banner site novo
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
DEPA
DEPA
DEPA

publicado em 21 de novembro de 2017

CPI de Maus-Tratos contra Animais convoca diretor da Veterinária da USP

A CPI dos Maus-tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa do Estado de SP (ALESP) aprovou, na reunião desta terça (21), a convocação do diretor da Faculdade de Veterinária da USP, Prof. Dr. José Antonio Visintin, para que ele responda perguntas dos deputados sobre a utilização de animais no ensino. Segundo o deputado Feliciano Filho, presidente da CPI, a USP tem se recusado a explicar se realiza ou não práticas proibidas pela lei de crimes ambientais e já estaria até sendo investigada pelo Ministério Público.

“Nós, como deputados, temos a prerrogativa de fiscalizar o governo,” explicou Feliciano Filho, autor da convocação. “Eu fiz dois Requerimentos de Informação à USP, solicitando a descrição dos procedimentos que utilizam animais e quais deles não possuem métodos substitutivos – pois a legislação veda o uso de animais se houver substituição. Um foi respondido superficialmente e o outro, ratificando o pedido, foi simplesmente ignorado. Esse diretor, responsável pelas respostas, está rasgando a Constituição do Estado e desrespeitando esta Casa e os deputados. Por isso foi feito uma convocação, em vez de convite.”

Uma vez convocado, o diretor é obrigado a comparecer na próxima reunião da CPI, no dia 28/11, às 14h. No mesmo requerimento, mais seis profissionais – médicas, veterinárias, biólogo e promotora de Justiça – foram convidados à CPI para oferecer suporte a este questionamento.

Outros temas debatidos foram a caça aos javalis, a matança de capivaras em condomínios e maus-tratos de animais em zoológicos e exibições. “É muito assunto para pouco tempo, mas vamos procurar nos reunir com mais frequência a fim de cobrir o máximo possível no curto prazo que temos,” completou Feliciano.

Nome Completo (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Depoimento