banner site novo
banner site novo
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
DEPA
DEPA
DEPA

publicado em 2 de dezembro de 2015

Comissão Capivara Viva faz sua primeira reunião técnica

Amigos,

Hoje tivemos a primeira reunião da Comissão Capivara viva, com dois propósitos bem definidos: Construir um modus operandi com relação às capivaras de todo o estado de São Paulo e também tratar de casos pontuais e emergenciais, como o caso do Alphaville Campinas.

A reunião foi muito produtiva, pois conseguimos avançar um pouco mais nas questões envolvidas. E, na próxima semana, a Comissão fará uma vista técnica ao Alphaville Campinas para sabermos quantas capivaras ainda existem no local, saber idade e sexo dos animais, quantas e quais são as líderes (alfa, beta etc), quantas foram identificadas e também nos certificar da sorologia de cada uma delas. De posse de todos esses dados, a comissão de técnicos criará um protocolo de esterilização de machos e fêmeas e controle de carrapatos. A ideia é que este protocolo, além de beneficiar o Alphaville Campinas, beneficie também outros locais que por ventura passem pelo mesmo problema. Daremos mais notícias futuramente.

Quero agradecer imensamente aos presentes na reunião de hoje, que contribuíram muito com seus conhecimentos: o biólogo Sérgio Greif, da Comissão Antivivisseccionista da ALESP; o Dr. Paulo Anselmo, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal da Prefeitura de Campinas; a Dra. Ingrid Menz, médica e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas; a Dra. Vilma Clarice, diretora do Departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Dr. Adriano Pinter, veterinário e pesquisador da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), da Secretaria Estadual de Saúde.

O que nós precisamos é criar uma atmosfera de cooperação mútua a fim de gerar uma sinergia para encontrarmos as melhores soluções. E estamos caminhando nessa direção.

Um abraço a todos,

Feliciano Filho

Nome Completo (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Depoimento