Banner Feliciano Filho
Banner Feliciano Filho
banner 01 editado
banner 01 editado
banner 01 editado
banner 03 editado
banner 03 editado
banner 03 editado
banner 04 editado
banner 04 editado
banner 04 editado

Moção 123/2015 – Proibição à pesca no período de reprodução

Pela presente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo manifesta repúdio à portaria interministerial No. 192 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que suspendeu dez normas de proibição à pesca no período de reprodução de peixes (defeso) em várias bacias hidrográficas do país, incluindo a Bacia do Rio Amazonas.

Publicada na sexta-feira, 09 de outubro último, no Diário Oficial da União, tem validade de 120 dias, sendo prorrogáveis por mais 120. Com a suspensão, libera por completo a pesca de várias espécies de peixes e de ostras em grande parte do Brasil, mesmo em período reprodutivo. O defeso é considerado uma prática básica de sustentabilidade da pesca, pois garante aos peixes uma chance para se reproduzir e recompor suas populações após uma temporada de captura. Espécies de peixes como mapará, sardinha, pacu, matrinxã, pirapitinga e aruanã estão correndo risco, pois estão no período de desova.

Diante da gravidade do exposto, tendo em vista que a realidade do presente caso fere frontalmente:

Constituição da República Federativa do Brasil que estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (art. 225º, VI). Para assegurar a efetividade desse direito, incube ao Poder Público: Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. (§ 1º, VII).

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo manifesta seu repúdio a portaria No. 192 do Ministério da Agricultura (MAPA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que suspendeu dez normas de proibição à pesca no período de reprodução de peixes (defeso),  e apela às Excelentíssimas Senhoras Katia Abreu, Ministra da Agricultura e Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, para que revoguem esta portaria interministerial em caráter de urgência.

 Sala das Sessões, em 22/10/2015.

Deputado Feliciano Filho

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Depoimento