Feliciano protocola Projeto de Lei das Carroças

Projeto prevê proibição de animais de grande porte em todo o perímetro urbano de cidades com mais de 50 mil habitantes no estado de SP

O Deputado Estadual Feliciano Filho (PEN) protocolou na tarde desta-sexta-feira um projeto de lei que proíbe a permanência e utilização de animais de grande porte em perímetros urbanos no estado de São Paulo. O projeto trata não só de cavalos e vacas, mas também porcos, cabras e ovelhas, que poderão ser apreendidos.

“O perímetro urbano de nossas cidades, tomados por veículos e máquinas, se revela um ambiente inóspito para estes animais, sendo comum encontrá-los puxando carroças e outros veículos com carga acima do recomendado, torturando-os e causando lesões graves,” explica Feliciano. “Não é demais relembrar, por fim, que estes animais são frequentemente envolvidos em colisões com veículos automotores, causando graves acidentes, sequelas aos envolvidos e até mesmo óbitos, os quais podem ser evitados com a proibição da permanência e utilização, bem como as aplicações de penalidades especificadas neste projeto de lei.”

O projeto lembra ainda que a presença desses animais pode atrair carrapatos estrela (febre maculosa) e morcegos hematófagos (raiva), trazendo risco de contaminação à população.

“Já aprovei lei que proibiu o tráfego de carroças puxadas por animais em Campinas, quando fui vereador, e espero agora fazer valer essa proibição – e acabar com mais essa crueldade – em todo o estado,” completa o deputado.



Translate