CPI DOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS CONVOCA REITOR DA UNESP

A CPI de Maus-Tratos Contra Animais, a primeira da história da Assembleia Legislativa de SP (ALESP), criada e presidida pelo deputado estadual Feliciano Filho (PSC), aprovou nesta terça (13) a convocação do reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), Sandro Roberto Valentini, para prestar esclarecimentos sobre a utilização de animais no ensino naquela instituição na próxima terça-feira, dia 20, às 11h, no auditório José Bonifácio, com entrada aberta ao público.

“A CPI já ouviu técnicos da USP e da Unicamp e esta última, inclusive, reconheceu que há métodos substitutivos e se dispôs a uma troca de informações com universidades que já não fazem uso de cobaias. A Unesp, no entanto, enviou uma pessoa que não dominava o assunto e isso deixou os deputados muito irritados. Então aprovamos a convocação do reitor para que ele venha dar esclarecimentos pessoalmente”, explicou Feliciano Filho.

A reunião do dia 13 decidiu ainda convidar, para o dia 27, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, para prestar esclarecimentos sobre a situação do embarque de bois no porto de São Sebastião. Segundo Feliciano Filho, o embarque de milhares de bois no porto de Santos desde o final do ano passado trouxe à tona um cenário de sofrimento que necessita chegar ao fim.

“Em Santos a ação foi pesada em defesa dos animais. Conseguimos muitas provas de maus-tratos e problemas ambientais que geraram multas altas para a Minerva Foods, empresa exportadora, e também para o Ecoporto. Mesmo assim, o governo federal trabalhou para que a desembargadora voltasse atrás da decisão do dia anterior em que ela mantinha a suspensão da operação e pedia o desembarque dos bois. Chorando os protetores assistiram os boizinhos indo embora”, diz o deputado.

E salienta: “Foi uma atitude imoral e antiética. Como pode o governo mobilizar esforços para beneficiar uma única empresa privada às vésperas de uma eleição? Parece uma reedição do caso Friboi. O PL 31, de minha autoria, que proíbe o embarque de animais vivos para outros países para fins de abate, já passou pela comissão mais importante da Alesp, que é da Constituição e Justiça. Vamos tentar parar com esse cruel transporte de animais vivos pelos portos de SP”, concluiu.

Entenda mais sobre a CPI de Maus-Tratos contra Animais acessando

http://felicianofilho.com.br/noticias/feliciano-cria-1a-cpi-de-maus-tratos-da-alesp/

Acompanhe as reuniões anteriores da CPI de Maus-Tratos que, além da questão do uso de animais do ensino, investigou também a caça aos javalis

http://felicianofilho.com.br/noticias/unicamp-e-ouvida-na-cpi-de-maus-tratos-contra-animais-da-alesp/

http://felicianofilho.com.br/noticias/cpi-de-maus-tratos-contra-animais-foi-um-sucesso/

http://felicianofilho.com.br/noticias/caca-ao-javali-e-investigada-pela-cpi-da-alesp/

Explore o assunto “Animais no Ensino” acessando o site www.animaisnoensino.com.br



Translate